27/04/2022 às 12:38 Dicas

5 dicas para não errar na hora de contratar o fotógrafo do seu casamento

5
5min de leitura

Errar na hora de contratar um profissional para fazer parte do seu casamento pode acabar transformando seu sonho em pesadelo. E isso é a última coisa que você quer, afinal, realizar esse sonho envolve um grande investimento financeiro e emocional.

Seguir alguns passos e ficar atenta à alguns detalhes podem fazer a diferença entre escolher um profissional incrível ou alguém que irá destruir seu sonho.

Escolher um fotógrafo para fazer parte da lista de fornecedores do seu casamento pode ser uma tarefa não muito fácil, afinal, nem todo mundo conhece um fotógrafo. E no Instagram, inúmeros profissionais e aventureiros despontam como "O MELHOR", "O MAIS PREMIADO" ou "O MAIS DESCOLADO". Mas será que essas pessoas realmente estão preparadas para prestar um bom serviço? O que você deve considerar na hora de escolher um profissional?

Para ser um excelente fotógrafo, não basta ter fotos lindas. Hoje pessoas comuns, com um celular, conseguem fazer registros incríveis! Porém, ser um bom fotógrafo é ser um prestador de serviços antes de qualquer coisa. É ter uma empresa e fazer a gestão da mesma, tendo que se preocupar com toda a parte administrativa e burocrática. A foto linda que ele posta no Instagram é somente a pontinha do iceberg!

Quero compartilhar 5 dicas que considero essenciais para que você não entre numa enrascada! Sou fotógrafo de casamentos desde 2016, e através da minha experiência criei esse guia para te ajudar! Portanto, quando for escolher seu fotógrafo, siga esses passos para garantir que seu sonho não seja destruído!

1ª DICA - Escolha um estilo de foto que te agrade

Fotógrafos de casamento possuem fotografias com estilos diferentes. Procure conhecer diferentes estilos através de pesquisas no Instagram e no Pinterest. Escolher um fotógrafo com um estilo que não é o seu irá te decepcionar e gerar frustração. Quando estiver considerando um profissional, faça o exercício de se enxergar nas fotos dele. Se você se imagina nas fotos dele e isso te agrada, então esse fotógrafo pode ser uma boa opção!

2ª DICA - Contrate um profissional realmente qualificado

Como em toda profissão, na fotografia existem fotógrafos com pouca experiência - amadores - que podem arruinar com as fotos do seu casamento e destruir seu sonho. É necessário conhecer qual é o nível de experiência do profissional que você quer contratar. E como fazer isso? Analisando o portfólio - veja como são os trabalhos que ele já fez. Ele precisa ser consistente, isto é, estar sempre entregando boas fotos. Outro ponto que pode ajudar é o preço. Orçamentos muito baratos podem ser um indicativo que esse profissional ainda está no começo da carreira e tem pouca experiência. Consiga entre 3 e 5 orçamentos para ter uma média de valor do mercado, e assim poder fazer uma análise. Fotógrafos mais experientes têm um valor mais alto, e isso se justifica pelos investimentos que ele precisa fazer em cursos, equipamentos, seguros etc.

3ª DICA - Esteja em sintonia com o fotógrafo

Sempre marque uma reunião para conhecer o fotógrafo (pode ser online). Geralmente bons profissionais, após o seu primeiro contato, irão oferecer uma reunião. É o momento de você conhecê-lo e ver se "o santo bate", se vocês criam uma sintonia. Isso é super importante, pois o fotógrafo é o profissional que irá passar mais tempo com o casal durante o casamento. Já imaginou passar um dos dias mais importantes da sua vida ao lado de uma pessoa que você não se sente confortável? Isso afeta seu humor e o resultado das fotografias não será bom.

4ª DICA - Encontre um fotógrafo que faça bons álbuns

De nada adianta boas fotos se forem para ficarem no pendrive. Lugar de fotografia é impressa no papel e guardada no álbum! Os melhores fotógrafos possuem portfólio de álbuns, isto é, alguns álbuns impressos para te apresentar. Conhecer esse material é importante para avaliar a qualidade e entender o que você irá receber. Se você quer um álbum que dure a vida toda, faça um bom investimento! Um material de qualidade possui um valor mais elevado, mas será a garantia de que seu álbum estará em excelente qualidade daqui 30 ou 40 anos!

5ª DICA - Leia atentamente o contrato

O contrato é sua maior garantia de que receberá tudo que esta contratando e pagando. Leia o contrato com atenção antes de assinar, e caso tenha qualquer dúvida, pergunte. Alguns itens importantes devem constar no contrato, como:

  • descrição completa e detalhada dos serviços e produtos contratados, a duração da cobertura fotográfica, tamanho e número de páginas do álbum;
  • prazos para entrega das fotos e dos álbuns;
  • garantias caso ocorra algum problema com a prestação dos serviços

Caso ache necessário, poderá pedir para uma advogada(o) analisar o contrato. Assim, terá mais uma garantia de que está tudo em ordem.

DICA EXTRA - e talvez a mais importante!

Pergunte ao fotógrafo como ele faz o backup dos arquivos ao término do casamento, e como esses arquivos ficarão armazenados em seu estúdio/escritório.

Se ele demonstrar insegurança na hora de responder essa pergunta, corra dele!

Inúmeras situações podem ocorrer e o fotógrafo perder suas fotos. Roubos, equipamentos que param de funcionar, hackers, incêndios, inundações etc. Até mesmo um acidente com o fotógrafo indo embora ao final do seu casamento. Por mais triste que sejam esses imprevistos, são situações que ocorrem com frequência, e por isso você deve estar resguardada!

Os melhores fotógrafos possuem fluxos de backups com redundância. Isto é, possuem mais de uma cópia dos arquivos, o que garantirá total segurança das fotografias. Além do processo acima, eu realizo um backup antes mesmo de ir embora do seu casamento. Assim garanto que os arquivos chegarão em segurança até o meu escritório.

Equipamentos de fotografia e informática têm um alto valor. Não são todos os fotógrafos que possuem condições financeiras de investir nos equipamentos necessários para prestar um serviço com qualidade e segurança.

Faça uma busca rápida no google pelo termo "fotógrafo perde fotos de casamento" e veja quantas histórias existem sobre esses incidentes. Ocorrem com uma frequência maior do que você pode imaginar. Existem casos de fotógrafos que deletaram as fotos sem querer. Você quer correr esse risco?

Lembre-se que, caso o fotógrafo perca as SUAS fotos, você JAMAIS poderá voltar no tempo e recuperá-las.

Sua única garantia é contratar um profissional qualificado!

Até mais!

Vilson Galdino / Fotógrafo

Links (clique para ler)

Fotógrafo das celebridades Bob Wolfenson tem estúdio inundado

27 Abr 2022

5 dicas para não errar na hora de contratar o fotógrafo do seu casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

contratação dicas para noivas

Logo do Whatsapp