Uma vez ouvi essa frase de um colega fotógrafo: "You're not a fucking Rockstar!" (tradução: você não é uma estrela do rock).
Estávamos conversando sobre como profissionais de todas as áreas tem se tornado "celebridades" nas redes sociais. E com a fotografia não é diferente. Existem fotógrafos com trabalhos incríveis, que conquistaram uma verdadeira legião de fãs, principalmente no Instagram. O problema é que alguns deles se sentem como verdadeiras celebridades e esquecem que nós, fornecedores de casamento, somos prestadores de serviço. Ostentam seus carrões e viagens exóticas como se aqueles objetos fizessem parte do cotidiano da maioria dos profissionais.
E qual o problema disso?
Talvez nenhum, depende do ponto de vista. Mas vou te fazer uma pergunta: quem é a pessoa mais importante do seu casamento?
É óbvio que você e seu noivo desejam ser o centro das atenções do dia do casamento. Pode até ser que vocês sejam meio tímidos, mas tudo que acontece antes, durante e depois, nesse dia, tem a ver com os noivos.
E ao escolher os fornecedores que irão fazer parte desse dia tão especial, você quer ter a certeza de que estará escolhendo os melhores dentro da suas possibilidades, aqueles que irão realizar o melhor trabalho possível.
Como verdadeiros astros do Rock, alguns profissionais começaram achar que podem se portar como bem quiserem... roupas extravagantes, comportamentos duvidosos - como ingerir bebida alcóolica durante o casamento, estilos de fotos com gosto duvidoso. Você noiva ou noivo que está lendo esse artigo, bebe durante seu trabalho? Eu acho que não né...
Eu ainda sou adepto de me vestir com um bom terno preto (isso ajuda a passar desapercebido) e de não ingerir álcool durante os meus trabalhos. Afinal, o meu foco está em registrar da melhor maneira possível aquele momento para que vocês tenham as melhores recordações. Discrição faz parte da minha forma de trabalho, que tem um estilo mais documental.
Mas vivemos num mundo onde cada um tem a liberdade de escolher qual caminho seguir e ser o que quiser. Quem quiser ser uma estrela do rock, que seja.
Cabe a vocês, noivos decidirem se querem um espetáculo ou um casamento. E independente da sua escolha, está tudo bem. Somos livres.
Mas eu ainda prefiro ser somente um fotógrafo.